domingo, 2 de junho de 2013

Poemas/frases de refexão

O Guardador de Rebanhos, de Alberto Caeiro

 (heterônimo de Fernando Pessoa)


    É o poeta voltado para a simplicidade e as coisas puras. Vive em contato com a natureza, extraindo dela os valores ingênuos com os quais alimenta a alma..

   Sou guardador de rebanhos
O rebanho é os meus pensamentos
E os meus pensamentos são todos sensações.
Penso  com os olhos e com os ouvidos
E com as mãos e os pés
E com o nariz e a boca
.”


“(...) O TRABALHO É O AMOR TORNADO VISÍVEL.” 

       KHALIL GIBRAN

“Ama o que fazes e fazes com amor. Podes ver o amor concretizado em teu trabalho?
Teu trabalho é a tradução do Amor; não o produto, mas a produção em relação a ele.
Trabalhar é contribuir para manter a harmonia com a terra e com a alma da terra, porque a ocupação nos leva a ouvir o som da paz. É assim que contribuímos para a evolução da terra, fazendo a engrenagem funcionar em paz.
Uma vida sem trabalho é um caminho sem direção. Que direção queres seguir? Qual o teu caminho? Não te percas dentre os prazeres e ócios terrenos. Faças o que amas, não o que precisas; pois o que precisa é justamente fazer o que amas.
Nada é vazio no amor, ele dá plenitude, liga-te ao Todo.
O Amor é vida tornada trabalho.
Vês o Amor em tua vida?”

 
 

O pequeno Príncipe 

Autor: Antoine de Saint - Exupéry

 
 "A gente só conhece bem as coisas que cativou - disse a raposa.
- Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma.
Compram tudo já pronto nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos,
os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!"

-     "Se alguém ama uma flor da qual só exista um exemplar em milhões e milhões de       estrelas, isso basta para fazê-lo feliz quando as comtempla. ele pensa "Minha flor está lá, em algum lugar..." Mas se o carneiro come a flor, é, para ele, como se todas as estrelas se repentinamente se apagassem! E isto não tem importância?”
"       "Eis o meu segredo. É muito simples:
  Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos."
 “     "Tu não és para mim senão uma pessoa inteiramente igual a cem mil outras pessoas. E  eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás pra mim o único no mundo. E eu serei para ti a única no mundo...”
"Tu julgarás a ti mesmo – respondeu o rei. – É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a
si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um
 verdadeiro sábio.”
 "Tu se tornas ETERNAMENTE responsável, por aquilo que cativas!”    
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário